Com relação ao marketing na internet, temos muitos facilitadores (ferramentas) para podermos mensurar muitos pontos de interesse e relevância e assim realinharmos as decisões estratégicas.
Ferramentas (pagas e gratuitas) para auxiliar o profissional de marketing a coletar, filtrar e compreender o monumental universo de dados de comportamento e uso dos internautas nos sites, redes sociais, blogs etc.

Uma das principais é o Klout, usado como a medida da influência online de determinado ator (uma pessoa, marca, produto, empresa). O Klout utiliza 35 variáveis, aplicadas aos perfis no Twitter, LinkedIn e Facebook, pra mensurar a influência – Alcance Real, Probabilidade de Amplificação e Rede de Relacionamento.

  • Alcance Real – é o tamanho de sua audiência, com base em seus seguidores/amigos que de fato ouvem e reagem às suas mensagens
  • Probabilidade de Amplificação – é o nível potencial de suas mensagens gerarem ações (replies, RTs, curtir e comentários)
  • Rede de Relacionamento – mostra o quão influente sua audiência é.

Com o Klout, você consegue saber o grau de influência do ator.
Por exemplo, se sua marca receber um comentário negativo no Twitter ou Facebook, você conseguirá medir a influência e o potencial impacto que o ofensor terá com aquele feedback. Isso te ajudará a entender quem são os principais ofensores e advogados, avaliar quando e como reagir a mensagens diversas, e definir estratégias de relacionamento com os principais influenciadores-chave.

Como avaliar se a pontuação do Klout é alta ou não?

Naturalmente, o Klout é relativo para cada universo pesquisado. Ou seja, se no seu segmento de atuação é média de Klout é 30, alguém que tem o score 33 é relevante.

De maneira geral, no entanto, podemos considerar o seguinte:

  • Até 40 tende a ser irrelevante – provavelmente você poderá ignorar a interação deste usuário
  • Entre 40 e 50 a coisa começa a ficar mais interessante. Vale ler com mais atenção os últimos posts deste ator nas redes sociais e ficar observando qual as próximas reações que ele terá
  • Entre 50 e 60 recomendo passar a levar a sério o feedback do usuário. Um elogio ou uma crítica podem ter repercussões relevantes
  • Entre 60 e 75 certamente é um influenciador em um ou mais segmentos. Ouça com atenção, reflita sobre qual o melhor caminho para reagir e trate do caso com carinho
  • Acima de 75… bem, partindo do princípio que raríssimos influenciadores brasileiros terão score superior a 85, aglutinei todos estes mega-influenciadores-ultra-relevantes na categoria 75+. Se um ator social com esse grau de Klout falar bem de você, te seguir ou te recomendar, parabéns, pode se preparar pra um ótimo e bem sucedido impacto. Agora, companheiro, se o usuário estiver te metendo o malho… pare, pense, pesquise com mais calma o problema e monte uma ação séria, sensata e de valor para tratar do assunto. Eventualmente, não descarte acionar o red alert e começar uma reunião com seu comitê de e-crises.

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Como elevar meu nível no Klout?

Com base nas definições de cada uma das 35 variáveis do Klout, para elevar seus pontos e grau de influência, você precisa:

  • Ser seguido por perfis influentes
  • Ter seus posts/comentários > RT, curtidos, comentados
  • Ter cliques nos links que você posta