No marketing digital, é sempre necessário ter a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.
Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPI – Key Performance Indicators

No comércio eletrônico, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.

Marketing-Digital

Marketing-Digital

Métrica

É o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão.
Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:

  • Visitas do Site
  • Visitantes Únicos
  • Taxa de Rejeição

KPI

É um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site. Por isso, os KPIs estão associados a uma Meta de Conversão.
Exemplos de KPIs usados no marketing digital e no e-commerce:

  • Taxa de Conversão de Vendas
  • Tempo de Permanência no Site
  • Número de Assinaturas de Boletins Informativos

Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si.

As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.
Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha.

As Métricas e os KPIs que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha.

São itens fundamentais no gerenciamento de campanhas de marketing digital
Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.

Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto.