Veja se o seu site foi afetado pelo Google Panda

Veja se o seu site foi afetado pelo Google Panda

O Google Panda é uma mudança na classificação ou indexação do Google, selecionando algoritmicamente sites com conteúdo de maior qualidade e remover do índice sites com páginas de menor qualidade. Ao mesmo tempo, proporcionará uma classificação melhor, de alta qualidade de sites com conteúdo original e informativo, tais como de pesquisas, relatórios em profundidade, análises ponderadas e assim por diante.

A primeira coisa fundamental a entender, antes de começar a disparar contra o Google por ter seu site penalizado pelo Panda, é que a pena do algoritmo é desencadeada por uma combinação de fatores, e nunca por um único fator isoladamente.

O Que o Google Panda Está Realmente Buscando

Aparentemente (não há nenhuma maneira oficial de descobri-lo), o Google Panda funciona dando pontuação “negativa” para alguns sites e, em seguida, aplicar uma penalização “maiúscula” sobre todo o site, se um certo limite de pontos for atingido.

  • websites com pouco conteúdo valioso
  • com muitas notícias curtas
  • páginas de conteúdo superficial
  • dezenas ou centenas de tags ou categorias
  • copiam ou reproduzem sem autorização

O Google Panda Update, tende-se a valorizar a experiência do usuário em uma página, onde a cada dia o Google tenta utilizar mais sinais para oferecer uma melhor qualidade nos resultados de busca, o que leva a refletirmos sobre uma série de fatores como:

Qual o Bounce Rate da minha página?
Qual o tempo médio que o usuário gasta em sua página?
Qual o tempo médio que o usuário gasta em seu site?
Usuários clicam em seu resultado e depois voltam para as SERPs e entram em outros resultados?
Seu site é altamente focado em anúncios atrapalhando a experiência do usuário?
Você tem conteúdo a oferecer que atenda a necessidade daquela busca?
Você traz informação a seu usuário, ou tenta apenas lhe vender algo?
O conteúdo em sua página é único ou copiado de terceiros?
O tempo de carregamento de sua página é baixo?
Logo ao entrar, está claro para o usuário o contexto da página?
Usuários tem bloqueado seu site nos resultados?

Quando falamos do panda, estamos falando da experiência do usuário, ou seja, não basta apenas trocar o texto, e sim pensar em todos os pontos que possa fazer a sua página ser agradável a quem a visita. Pense em coisas como:

  • Tamanho e tipo de Fonte
  • Design Agradável
  • Excesso de Anúncios
  • Acessibilidade a informação
  • Imagens e legendas
  • Vídeos
  • Links Externos com referências complementares
  • Subtítulos e conteúdo organizado
  • Destaques de termos importantes
  • interação do usuário
  • entre outros…

Como Descobrir Se Meu Site Caiu no Panda?

Estamos preparados para executar um Check-UP em seu site, fornecendo uma consultoria e assessoria para corrigir e melhorar o posicionamento do seu site nas buscas. Seja encontrado, tenha mais visitas e novos negócios .

Saiba Mais

Procure no Google por termos que você aparecia bem posicionado, provavelmente não mostrará mais seus resultados por lá.

Saber as datas em que o algoritmo do Panda foi executado. Uma vez que você tem essa informação basta acessar o Google Analytics, ver o tráfego proveniente do Google e observar o gráfico para ver se você teve uma queda repentina de visitas. O Panda terá tirado resultados que traziam tráfego, mas que não ofereciam uma boa experiência para o usuário.

Panda Update 24: 22 de janeiro de 2013
Panda Update 25: 15 de março de 2013
Panda Update 26: 20 de maio de 2014 (Panda 4.0)
Panda Update 27: 25 de setembro de 2014 (Panda 4.1)