Como você planeja os seus posts em redes sociais? Você usa alguma Estratégias e Automação no Marketing Digital ?

Tenho observado grande investimento que os empreendedores estão fazendo em Marketing Digital. E como comentei nos últimos artigos, muitos, ainda acreditam que marketing digital é basicamente postar nas redes sociais e mandar emails.

Não se engane, não é simples assim.

A maioria avassaladora esta se queimando no mercado.
Seus “amigos e contados” das redes sociais estão deixando de ler suas postagens. Sua pagina pode até manter os números de seguidores, mas vc sabia que no Facebook tem a opção de não ler mais os posts de uma pessoa ou pagina ?

A seguir vou colocar algumas informações para sua reflexão e se quiser melhorar seus resultados, o famoso ROI (retorno sobre investimento), vamos conversar.

Pensado em formas de atrair e converter novos clientes, o planejamento é fundamental para o sucesso do marketing, não só em mídias sociais. E com o uso das Estratégias e ferramentas de Automação no Marketing Digital, é possível agendar os posts, otimizando todo o processo de produção.
E assim surgiu a ideia de ser “facinho” o tal marketing digital, já que a promessa é o aumento da capacidade de impacto, alcançar mais pessoas e com mais agilidade.
O que não pode ser traduzido em ter a atenção delas (ou retenção),  mesmo porque, estamos em mundo hiperconectado, com pessoas sendo impactadas por posts de todos os tipos a cada segundo.

Na minha opinião: a pandemia trouxe um certo desespero, onde os pequenos empresários e empreendedores não têm clareza dos processos quando resolvem investir em Estratégias e Automação no Marketing Digital.

Hoje o que se prega é a automação com a metodologia do Inbound Marketing, trabalhando em parceria com o setor de vendas, que também tem um nome bonitinho, Inbound Sales.
(Falei um pouco das linguagens da moda, porque, para alguns isto é sinal de estar antenado sobre as ultimas tendências do marketing digital. No fundo eu prefiro falar com uma linguagem para a maioria entender e absorver os conceitos, pra depois sair usando as palavrinhas da moda).

Estratégia e Automação no Marketing Digital para empreendedores – Principais erros

E assim surgiram uma série de erros, alguns até gravíssimos, no afã de entrar no DIGITAL.
Passo a listar alguns:

  • Não fazer planejamento – aqui mora a origem do desperdício de recursos financeiros e força de trabalho. Sem saber o que se quer ou onde quer chegar, qualquer coisa serve ?
  • Subutilizar as Ferramentas de Automação de Marketing Digital – saber das funções da ferramenta, não gerará o valor e o potencial delas para o retorno do negócio
  • Não visualizar a jornada de compra – o mesmo produto é buscado com motivações distintas. É necessário conhecer bem o que desperta o interesse ou a necessidade dos potenciais clientes (denominados como leads no mundinho do marketing).
  • Descartar influencers – eles costumam ditar e antecipar tendências
  • Falta de planejamento das palavras chaves – achar que, “quanto mais melhor”, “usar as que todos usam”, são erros clássicos.
  • Relaxar no monitoramento sobre os resultados – é essencial utilizar o recurso chamado de call to action que direcionam para o site da empresa, blog, ou para uma landing page que servirá para registrar suas informações de contato.
  • Não investir no site – O site da sua empresa é o local no qual o cliente irá encontrar toda a informação e conteúdo que ele precisa, tudo de forma fixa e aprofundada. Focar em posts de redes sociais e deixar o site de lado é um dos erros mais comuns entre pessoas que almejam sucesso no Marketing Digital. É por lá que você vai publicar o seu conteúdo completo, fazer as suas chamadas para ações e reter clientes.
  • SEO – Não investir nos mecanismos de busca – posts de empresas lotados de tags, uso de palavras-chave longo do seu conteúdo. O ideal é fazer a linkagem de forma natural e útil para o visitante.
    Para ranquear o seu blog corporativo é preciso investir em otimização. Foque em palavras-chave long tail também, pensando no geral para o específico.
  • Link Building – Sempre que fizer um post procure interdisciplinaridades no seu próprio conteúdo, linkando assuntos parecidos, assim você aumenta o tráfego dentro da sua própria plataforma.

Sendo mais especificas sobre os erros nas Estratégias e Automação no Marketing Digital , temos:

  • A ferramenta NÃO resolve tudo – planejamento e configuração da automação de marketing digital não exclui os especialistas que precisarão atuar no projeto. mantendo a rotina de produção de conteúdos, configuração de postagens,  envio de alertas para a equipe quando existe a necessidade de atenção especial, ex.: uma resposta manual, um telefonema ou uma negociação específica, como os comentários nas redes sociais, respostas ao e-mail marketing e solicitações de orçamento.
  • Falsa Segmentação – Aqui acontece a mágica da comunicação acertiva. Só assim, se consegue HUMANIZAR ou personalizar a interação (outra coisa que esta na moda dizer).
    Existe uma febre, que faz as pessoas acreditarem que escrever de forma direta, chamar pelo [NOME USUÁRIO] é fazer a tal segmentação. PAREM COM TUDO, por caridade, voce fica meses sem mandar mensagem e ai manda um OI [FULANA], tudo bem ? Hoje vou falar na minha live de ….blablabla. Assista, te aguardo la.
    Como voce se sente com uma mensagem desta ?
    Voce acredita que seu coleguinha mandou exclusivamente pra você?
    Este tópico é tao importante na automação que mais pra frente farei um artigo exclusivo sobre segmentação do marketing digital) , me segue nas redes sociais pra acompanhar
  • Não usar o Email Marketing ao seu favor – Ninguém quer ter a caixa de mensagem lotada de lixo eletrônico. Esse tipo de marketing não funciona mais. Aproveite seu banco de dados e promova o seu conteúdo. Planeje um email diferenciado, menos automático, não exagere na frequência e escreva conteúdo com o propósito de manter os seus clientes.

E por falar de ESTRATÉGIAS de MARKETING DIGITAL e a sua divulgação nas redes sociais….

 

Neste momento deve estar pesando:

E eu que achava que, a pergunta certa para o sucesso da minha automação no marketing digital era:

Qual tipo de conteúdo deve ser postado e com qual frequência?

Mas…este assunto ja esta em outro post. Clique aqui