O que é uma fan-page e para quê serve?

Segundo o Facebook, uma fan-page é uma interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, etc. Partimos sempre de um principio de “agregar pessoas com interessem em comun”.
Já os perfis são para pessoas, algumas empresas adotam a criação de um perfil, para poder GERENCIAR um fan-page. Mas é preciso seguir alguns critérios para evitar confusões, dispersar informações e desagregar os “seguidores” ou amigos (como acontece com os perfis).
arte-assessoria-de-imprensa-2O melhor caminho é esclarecer as pessoas envolvidas, os usuários que vão inserir as informações sobre a diferença de cada coisa e como deve ser o seu uso.
E claro definir uma política de comunicação. Algumas empresas se esquecem ou não julgam importante definir diretrizes básicas como por exemplo:
A empresa vai utilizar a ferramenta apenas para comunicação unilateral – So comunica, não aceita comentários ou postagens
A empresa vai comunicar e aceitar comentários organizados (encadeados) e pertinentes ao tópico em questão.
A empresa vai comunicar, aceitar comentários e ainda abrir espaço para postagens

NOTA IMPORTANTE: Uma empresa precisa ter uma pessoa capacitada para redigir os textos com muito cuidado, não apenas organização de idéias e qualidade gramatical. É importante destacar que todos os textos publicados serão a imagem e opinião da empresa, divulgados publicamente! (ainda que estejam limitados a um hall de amigos ou fans restritos, em termos JUDICIAIS, este é considerado um grupo restrito passivo de ações judiciais como difamação).
Esta pessoa também precisa ter intimidade com a utilização da internet e suas diversas ferramentas, uso de links, símbolos, etc.
Esta mesma pessoa precisa ter disponibilidade para responder as solicitações e comentários, bem como moderar esta participação, sem exageros de autoritarismos e respeitando as normas da empresa.
Não é tarefa fácil lidar com o publico, muito menos quando temos participações adversas ou com interesses maldosos e manipuladores!

Politica de Comunicação

A empresa tem o DEVER de apagar todos os comentários ou posts que, de alguma forma, estejam redigidos de forma a confundir os leitores, induzindo ou incitando a julgamentos equivocados, coisas que ferem a imagem da empresa, semeiam discordia em grupos, enfim, que estejam em desacordo com a Politica de Comunicação.

Agora você entende a importância de regras bem claras e um postura firme com relação a politica de comunicação.

Então vamos esclarecer aqui alguns pontos sobre a diferença entre perfil e fan-page?

Em termos de recursos, perfis e fan-pages podem ser assinados e publicar novidades em seus murais mas apenas as fan-pages podem ser “curtidas” ou seja, os perfis curtem as fan-pages.
SOMENTE ao curtir, passam a receber as informações postadas na fan-page, caso optem por este recurso.

  • Vamos supor que você deseje realizar um sorteio para quem utiliza de seu SITE através do Facebook. Um perfil não pode fazer isso, apenas uma fan-page.
  • Caso você queira comercializar algo pelo Facebook não pode fazer isso por um perfil, precisa de uma fan-page para poder instalar os aplicativos, tanto para os sorteios quando para qualquer tipo de E-Commerce.
  • A fan-page não coleciona amigos e sim fãs.
  • Não tem limite de fãs como o perfil tem de amigos (5 mil).
  • Não tem limite de envio de mensagens como tem o perfil (apenas 20 por mensagem)
  • Empresas e marcas têm Fan page para que possam fazer publicidade – o que não é permitido no perfil.
  • Na Fan page é permitido realizar a customização da pagina, na qual a empresa tem a liberdade de criar enquetes, fóruns de discussão, colocar dados sobre produtos específicos e até aplicativos próprios, o que não é permitido em um perfil comum.

AGORA O MAIS IMPORTANTE: Interessante é que na Fan page é possível ter a mensuração e dados estatísticos sobre a sua página e o comportamento dos seus fãs, quantidade de visualizações, comentários, entre outros dados, já no perfil pessoal isso não é possível.

Qual a vantagem em ter uma fan-page para meu SITE?

São muitas. A fan-page fideliza o leitor. Se antes o seu leitor precisava ir ao SITE para ver as atualizações, ou lendo as postagens por email, agora este leitor tem também o Facebook.
Assim, quando você divulga algo em seu site, você DEVE criar um post seu em sua fan-page para as pessoas que curtiram aquela fan-page recebem a notificação da atualização.
Ou seja, o Facebook proporciona uma audiência já formada, as pessoas estão ali e se sua página for bem divulgada ela pode gerar muitos acessos ao seu SITE. Afinal se a pessoa curtiu sua fan-page é porque ela quer ler as coisas relativas ao seu SITE, não é?

Alguns dados estatisticos

Em geral em um SITE, por exemplo, a quarta maior fonte de visitas é o Facebook. Só perde para as visitas enviadas pelos mecanismos de pesquisa (61% dos meus acessos chegam via pesquisa Google e similares) e os links diretos ( cerca de 5%) e os acessos via FeedBurner (4%).
E, claro, é importante divulgar seu SITE onde uma divulgação pode complementar a outra, principalmente dependendo da política de comunicação adotada.

Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar. O Facebook criou uma ferramenta que converte perfis em páginas de fãs. Dessa forma, todas as pessoas que eram “amigas” do seu perfil tornam-se “fãs” e seu trabalho em conquistar essa base não é desperdiçado.

Uma dica:
Eu prefiro usar meu perfil para divulgar posts de SITEs legais. Em minha fan-page somente coisas do meu trabalho ou assuntos correlatos a minha área de atuação. Afinal ela existe para o meu SITE, não é?
E #ficaadica: é deselegante divulgar seu SITE, seus sorteios e seus posts nas fan-pages alheias. Tem gente que chega ao cúmulo de postar no mural de fan-pages divulgando coisas do próprio SITE ou da própria fan-page.
Seja gentil e pergunte antes ao dono da fan-page se ele permite divulgações de terceiros.
Cuidar de um site dá trabalho, uma fan-page dá trabalho, então vamos nos empenhar e em caso de duvidas, consulte um especialista, ou contrate um assessor de imprensa com este preparo que hoje em dia FUNDAMENTAL, mas nem todos tem.