Você sabe utilizar sua ferramenta de Email Maketing ?

Ferramentas de e-mail marketing são amplamente utilizadas graças a características como baixo custo, alta velocidade de execução e facilidade e rapidez com que os resultados são mensurados. Porém, para tirar o máximo desta tecnologia é preciso saber como utilizá-la de forma eficiente, aproveitar todos os recursos que ela oferece e evitar  comprometer os resultados esperados.
A seguir passamos algumas dicas, utilizados pelos profissionais especializados em email marketing para aumentar a leitura de suas mensagens

  1. Criação do assunto da sua mensagem
    Um bom texto para o assunto (subject) do e-mail deve ser capaz de motivar o usuário a abrir a sua mensagem. Procure ser objetivo, evite “promoções imperdiveis” ou “produtos gratuitos”, termos rejeitados por alguns sistemas de bloqueio de spam.
    Utilize uma ferramenta de envio que permita a personalização, como por ex. o assunto com o nome do contato.
    Evite o excesso de letras maiúsculas. Elas dão a impressão de que você está gritando com o leitor, além de aumentar o índice de bloqueios pelos sistemas anti-spam.
    Jamais crie artifícios como o uso do prefixo “Re:” no assunto do seu e-mail, para dar a falsa impressão de que sua mensagem é uma resposta a alguma outra enviada pelo seu contato. Tão logo ele perceba o truque, jamais abrirá uma nova mensagem sua.
  2. Conteúdo profissional
    Crie um conteúdo objetivo que sirva apenas para atrair o interesse do seu público. Evite textos muito longos e cansativos. Se for necessário que seu leitor veja uma quantidade maior de informações, insira links na mensagem para que ele clique caso queira se aprofundar no assunto, lendo seu conteudo por exemplo em seu site. Com isto, você aumentará o índice de leitura da sua mensagem e ainda poderá identificar o interesse do seu público, com o monitoramento dos cliques. Com este recurso você poderá mensurar exatamente o interesse de seus usuários.
    Ainda que seus contatos tenham se cadastrado no seu site ou façam parte do seu cadastro de clientes, é possível que alguns não se lembrem disso. Principalmente se suas ações de marketing por e-mail não são muito frequentes. Por esta razão é recomendado que você insira na mensagem um texto explicativo sobre o motivo pelo qual ele seu contato está recebendo a mensagem. Por exemplo: “Você está recebendo esta mensagem por ter se cadastrado no site…”
  3. Evite o uso excessivo de imagens
    Evite ao máximo mensagens que contenham apenas um arquivo de imagem, com o texto dentro da imagem, isto reduz consideravelmente a taxa de abertura, porque a maioria são barradas como SPAM diretamente nos servidores, antes de chegar aos usuários. Lembre-se de que o e-mail foi criado para a troca de textos. As imagens são recursos adicionais que melhoram a qualidade visual da mensagem, mas não devem ser usadas para substituir integralmente o seu conteúdo.
    Caso seja necessário utilizar imagens na sua mensagem, faça-o com moderação, mesclando com o texto puro ou HTML (sim as melhores mensagens são feitas em HTML e você precisa saber isto). Excesso de imagens causa lentidão na abertura do e-mail e aumenta a probabilidade de bloqueio por sistemas anti-spam.
    As imagens da sua mensagem serão apresentadas somente na tela, portanto não precisam ter a mesma resolução daquelas criadas para impressão. Evite o uso desnecessário de imagens muito grandes.
    É recomendado ainda que as mensagens que contenha imagens não ultrapasse 500 pixels (pontos) de largura. Isto evita uma barra de rolagem horizontal na tela, durante a leitura da mensagem e reduz o índice de bloqueios por sistemas anti-spam.
    O uso de links no texto, com cor diferenciada (normalmente azul, sublinhado) é estatisticamente a forma que mais atrai cliques. Evite que seus contatos tenham que “adivinhar” onde pode ser clicado.
  4. Personalizando suas campanhas
    Boas ferramenta de e-mail marketing permitem que você personalize o conteúdo da mensagem com dados específicos de cada contato. O uso mais comum da personalização é a inclusão de uma saudação com o nome do destinatário, mas o ideal é que seja possível inserir qualquer outra informação cadastral, criar novos campos, inserir blocos variáveis de texto e até mesmo substituir textos e imagens conforme o sexo de cada destinatário.
  5. Escolha o melhor horário para envio
    Com base nos dados de mais de 10 mil campanhas e 1 milhão de e-mails enviados pela nossa empresa, o melhor horário para envio de campanhas concentra-se entre terça-feira após as 13h até a manhã de quinta-feira.
    É claro que há diversos outros fatores envolvidos, mas é importante considerar que, pela manhã, é mais comum as caixas postais estarem repletas de mensagens, enviadas desde o último acesso no dia anterior. Além disso, muitos spammers fazem seus disparos durante a madrugada, quando Internet está menos congestionada.
    Desta forma, é possível que sua mensagem acabe sendo removida acidentalmente junto com todo o “lixo eletrônico” da noite anterior – ou, no mínimo, a atenção do usuário será dividida com vários outros remetentes.

Resumo

Para aproveitar as vantagens que o e-mail marketing oferece, é importante que você tenha uma boa ferramenta de envio, capaz de oferecer os recursos necessários para que você crie campanhas eficientes além de ter o cuidado com a programação HTML e emprenho para criar mensagens que favoreçam um melhor aproveitamento.

Se você tem alguma dúvida sobre a criação e o gerenciamento de suas campanhas de e-mail marketing, sinta-se a vontade para me enviar um e-mail.
Sucesso!